O que é IGP?
O IGP, sigla para Índice Geral de Preços, é um indicador econômico calculado pela FGV com o objetivo de medir a variação dos preços de diversos produtos e serviços no Brasil.
O valor do IGP é calculado mensalmente e composto pela média dos valores de outros três índices: o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Este é o motivo do IGP ser nomeado como um índice "geral" de preços.
Esses quatro índices são divulgados pela FGV em versões representadas como "DI" (Disponibilidade interna), "10" (Dez) e "M" (Mercado). O que diferencia cada uma delas é o período em que ocorre a coleta dos preços utilizados no cálculo:
- IPA-DI, IPC-DI, INCC-DI e IGP-DI: a coleta ocorre entre o primeiro e último dia do mês de referência do índice;
- IPA-10, IPC-10, INCC-10 e IGP-10: a coleta ocorre entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência do índice;
- IPA-M, IPC-M, INCC-M e IGP-M: a coleta ocorre entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência do índice.
Como é calculado o IGP?
Cada versão do IGP tem seu valor definido a partir da média aritimética ponderada das versões correspondentes dos índices IPA, IPC e INCC, sendo atribuídos pesos específicos a cada um deles:
- IPA: Peso de 60% na composição do IGP;
- IPC: Peso de 30% na composição do IGP;
- INCC: Peso de 10% na composição do IGP.
Por exemplo, o valor do IGP-M em março de 2022 foi composto pela média do IPA-M, IPC-M e INCC-M do mesmo mês, com seus respectivos pesos.
Publicações e valores do IGP
O IGP é publicado mensalmente pela FGV através de suas versões, que possuem um calendário específico. Para consultar o calendário de cada versão, assim como seus valores, acesse as páginas correspondentes da Brasil Indicadores: