INCC
Índice Nacional de Custo da Construção

O que é INCC?

O INCC, sigla para Índice Nacional de Custo da Construção, é um indicador econômico calculado pela FGV com o objetivo de medir a variação dos preços de materiais, mão-de-obra e serviços mais relevantes para a construção civil brasileira.

Ao longo da sua existência, o INCC acabou se tornando uma espécie de "termômetro" do nível da atividade econômica no país, visto que sua variação reflete como o setor de construção civil se comporta na economia.

Uma das mais conhecidas aplicações do INCC está nos contratos de financiamento de imóvel, especificamente para aqueles adquiridos ainda na planta. Tais contratos costumam definir este índice para o reajuste do saldo devedor durante o período de construção do imóvel.

De modo semelhante a outros indicadores calculados pela FGV, como o IPA, o IPC e o IGP, o valor do INCC também é calculado e divulgado mensalmente pela instituição em versões representadas como "DI" (Disponibilidade interna), "10" (Dez) e "M" (Mercado). O que diferencia cada uma delas é o período em que ocorre a coleta dos preços utilizados no cálculo:

  • IPA-DI, IPC-DI, INCC-DI e IGP-DI: a coleta ocorre entre o primeiro e último dia do mês de referência do índice;
  • IPA-10, IPC-10, INCC-10 e IGP-10: a coleta ocorre entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência do índice;
  • IPA-M, IPC-M, INCC-M e IGP-M: a coleta ocorre entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência do índice.

Dentre as versões do índice de custo da construção, a mais conhecida é a INCC-DI, devido ao seu uso frequente pelas construtoras nos contratos de financiamento de imóveis.

Como é calculado o INCC?


Para calcular o índice, a FGV realiza mensalmente uma coleta de preços dos materiais, equipamentos, serviços, mão de obra e ferramentas mais utilizadas na construção civil, de modo a verificar alteração nos valores. Esta coleta ocorre em sete cidades do país:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Belo Horizonte;
  • Salvador;
  • Recife;
  • Porto Alegre;
  • Brasília.

Ao fim, o valor mensal do INCC é a média ponderada das variações dos valores coletados nessas cidades.

Publicações e valores do INCC


As publicações dos valores das versões do INCC são realizadas mensalmente pela FGV e cada uma delas possui um calendário específico.

É importante frisar que, popularmente, há um costume em chamar de "valor do INCC" o que seria o valor da versão "DI" do índice, ou seja, o valor do INCC-DI. Isso ocorre porque o INCC-DI é a versão mais conhecida pela população, devido ao seu uso nos contratos de financiamento de imóveis, conforme explicado anteriormente.

As linhas seguintes desta página seguirão esta mesma prática. Considere que, quando apresentarmos um valor mencionando "INCC", estaremos nos referindo ao valor do "INCC-DI".

O último valor mensal do INCC foi de 0,95%, referente a abril de 2022. A próxima publicação ocorrerá em 07/06/2022 e será referente a maio de 2022.

O valor atual do INCC é 11,53% ao ano, que representa o valor acumulado do índice nos últimos 12 meses. Com relação aos valores acumulados no ano passado e no ano atual:

  • O valor acumulado do INCC em 2021 foi de 13,84%;
  • O valor acumulado do INCC em 2022 é de 2,93%, considerando os valores deste ano até o mês de abril;

Para consultar os valores históricos de cada versão do índice, assim como seus calendários de publicação, acesse as páginas correspondentes da Brasil Indicadores:

Indicadores relacionados ao INCC