INCC
Índice Nacional de Custo da Construção

O que é o INCC, como é calculado e para que serve o índice?

O INCC, sigla para Índice Nacional de Custo da Construção, é um indicador econômico calculado pela FGV com o objetivo de medir a variação dos preços de materiais, mão-de-obra e serviços mais relevantes para a construção civil brasileira.

Ao longo da sua existência, o INCC se tornou uma espécie de "termômetro" do nível da atividade econômica no país, visto que sua variação reflete como o setor de construção civil se comporta na economia.

Uma das mais conhecidas aplicações do INCC está nos contratos de financiamento de imóveis. Normalmente, quando o imóvel é financiado na planta, os contratos costumam definir o índice para reajustar o saldo devedor durante o período de construção do imóvel.

INCC: O índice da construção civil

Como é calculado o INCC?

Para calcular o índice, a FGV realiza uma coleta de preços dos principais itens envolvidos na construção civil, a fim de registrar a variação nos valores. Esses itens incluem materiais, equipamentos, serviços, mão de obra e ferramentas de uso comum pelo setor.

A coleta ocorre em sete cidades do país:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Belo Horizonte;
  • Salvador;
  • Recife;
  • Porto Alegre;
  • Brasília.

A partir da média ponderada das variações dos preços coletados, o valor mensal do INCC é calculado.

Para cada mês do ano, existem três versões do INCC: a versão "DI" (Disponibilidade interna), a versão "10" (Dez) e a versão "M" (Mercado). Além do INCC, outros índices da FGV como o IPA, o IPC e o IGP também possuem essas três versões. O que diferencia cada uma delas é o período em que ocorre a coleta dos preços utilizados no cálculo:

  • IPA-DI, IPC-DI, INCC-DI e IGP-DI: a coleta ocorre entre o primeiro e último dia do mês de referência do índice;
  • IPA-10, IPC-10, INCC-10 e IGP-10: a coleta ocorre entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência do índice;
  • IPA-M, IPC-M, INCC-M e IGP-M: a coleta ocorre entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência do índice.

Com relação especificamente ao INCC, a versão mais conhecida é a INCC-DI, devido à sua utilização nos contratos de financiamento de imóveis pelas construtoras.

É possível simular a correção de valores pelo INCC através da Calculadora do INCC-DI, disponibilizada pelo Brasil Indicadores.

Publicações e valores do INCC

As publicações dos valores das versões do INCC são realizadas mensalmente pela FGV e cada uma delas possui um calendário específico.

É importante frisar que, popularmente, há um costume em chamar de "valor do INCC" o que seria o valor da versão "DI" do índice, ou seja, o valor do INCC-DI. Isso ocorre porque o INCC-DI é a versão mais conhecida pela população, devido ao seu uso nos contratos de financiamento de imóveis, conforme explicado anteriormente.

O texto seguinte desta página seguirá esta mesma prática. Considere que, quando apresentarmos um valor mencionando "INCC", estaremos nos referindo ao valor do "INCC-DI".

O último valor mensal do INCC foi de 0,28%, referente a março de 2024. A próxima publicação ocorrerá em 08/05/2024 e será referente a abril de 2024.

O valor atual do INCC é 3,36% ao ano, que representa o valor acumulado do índice nos últimos 12 meses. Com relação aos valores acumulados no ano passado e no ano atual:

  • O valor acumulado do INCC em 2023 foi de 3,49%;
  • O valor acumulado do INCC em 2024 é de 0,68%, considerando os valores deste ano até o mês de março;

Para consultar os valores históricos de cada versão do índice, assim como seus calendários de publicação, acesse as páginas correspondentes da Brasil Indicadores:

Indicadores relacionados ao INCC

double_arrow

INCC-10, INCC-M e INCC-DI

Os valores do INCC são publicados através das suas versões. Consulte:
Valores do INCC-10 | Valores do INCC-M | Valores do INCC-DI
double_arrow

IGP, IPC e IPA

A partir de um cálculo envolvendo o valor do INCC, do IPC e do IPA, é encontrado o valor do IGP. Consulte:
O que é IGP? | O que é IPC? | O que é IPA?
— Fonte de informações da página: FGV - Fundação Getulio Vargas