Taxa Selic
Taxa de Juros do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia

O que é a Taxa Selic, como funciona e qual seu impacto na economia?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Definida pelo Banco Central, ela influencia outras taxas de juros, como as que são cobradas em empréstimos e financiamentos, além de seu valor ter impacto direto e indireto nos rendimentos de diversas categorias de aplicações financeiras.

Devido a essa abrangência, a Taxa Selic é a principal ferramenta disponível para controlar a inflação no Brasil, ou seja, para controlar o aumento dos preços dos produtos e serviços. Periodicamente, o Banco Central decide aumentar ou diminuir o valor desta taxa, com o intuito de tentar "frear" o aumento dos preços ou para incentivar o consumo no país.

É importante destacar a diferença entre o termo "Taxa Selic" e o termo "Selic", pois é muito comum haver confusão. Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que representa um sistema controlado pelo Banco Central para compra e venda de títulos do Tesouro Nacional. Em outras palavras, esse sistema é uma espécie de mercado, pelo qual os títulos são negociados diariamente de forma eletrônica, porém apenas bancos e instituições financeiras estão autorizados a acessá-lo.

Quando uma instituição compra títulos através do sistema Selic, é como se a mesma estivesse "emprestando" dinheiro ao governo. Os juros que o governo paga por cada empréstimo é justamente o valor da Taxa Selic vigente no período.

Como é calculada a Taxa Selic?

A cada 45 dias, um órgão interno do Banco Central chamado COPOM (Comitê de Política Monetária) se reúne para discutir o cenário da inflação no país e tomar decisões sobre os rumos da política monetária, dentre elas, a definição de uma meta de valor para a Taxa Selic.

É importante destacar que a Taxa Selic possui duas "modalidades": a Taxa Selic Meta e a Taxa Selic Over. Cada uma delas será apresentada mais detalhadamente a seguir.

Taxa Selic Meta

A Taxa Selic Meta é a taxa definida pelo COPOM como meta anual, conforme mencionado anteriormente. O valor dessa taxa representa o alvo a ser alcançado pelo Banco Central para a Taxa Selic "efetiva".

Desta forma, as negociações dos títulos do Tesouro Nacional, realizadas através do sistema Selic, terão como referência o valor da meta para atribuição dos juros, a fim de "forçar" a taxa efetiva para o mais perto possível da taxa meta.

Taxa Selic Over

É a taxa de juros "efetiva" mencionada acima, já que é a taxa realmente praticada quando uma instituição financeira empresta dinheiro para outra.

O valor da Taxa Over é calculado diariamente e é encontrado a partir da média ponderada de todas as operações feitas no dia no sistema Selic. Historicamente, seu valor fica ligeiramente inferior à Taxa Selic Meta, sendo a diferença em torno de 0,10 ponto percentual.

Publicações e valores da Taxa Selic

O valor atual da Taxa Selic é de 12,25% ao ano, que representa a meta anual. Este valor foi definido na reunião de 01/11/2023 do COPOM.

A próxima reunião ocorrerá em 13/12/2023, na qual será definido o valor da nova meta. Como citado anteriormente, as reuniões ocorrem em intervalos de aproximadamente 45 dias. É possível consultar as datas de todas reuniões previstas através do calendário de reuniões do COPOM.

Por se tratar de apenas uma meta para a Taxa Selic, os valores definidos pelo COPOM não costumam ser apresentados de modo "acumulado". Já para a Taxa Selic Over, é comum encontrarmos os valores acumulados:

  • O valor acumulado da Taxa Selic Over em 2022 foi de 12,39%;
  • O valor acumulado do Taxa Selic Over em 2023 é de 11,02%, considerando os valores deste ano até o mês de outubro;

Para consultar todos os valores históricos da Taxa Selic Meta e da Taxa Selic Over, acesse a página Valores da Taxa Selic da Brasil Indicadores.

É possível simular a correção de valores pela Taxa Selic através da calculadora da Taxa Selic, disponibilizada pelo Banco Central.

A Taxa Selic e os investimentos

A Taxa Selic influencia os investimentos tanto de forma direta quanto de forma indireta. Sua influência direta pode ser vista em certos tipos de aplicações financeiras, pois utilizam o valor da Taxa Selic no cálculo dos seus rendimentos. Já sua influência indireta pode ser percebida em grande parte das aplicações de "renda fixa".

Nos tópicos abaixo são apresentadas algumas categorias de investimento que sofrem influência da Taxa Selic.

Títulos Públicos (Tesouro Direto)

Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Governo Federal através do Tesouro Direto e têm o objetivo de captar recursos financeiros para financiar as atividades do governo.

Esses títulos estão disponíveis para compra por pessoas físicas, como forma de investimento. Em troca, o governo paga uma remuneração aos seus investidores.

Dentre os tipos de títulos públicos existentes, um deles possui a rentabilidade indexada diretamente ao valor da Taxa Selic: O Tesouro Selic. Isto significa que, quando a Taxa Selic é acrescida, também aumenta a rentabilidade desse título, e quando ela é reduzida, diminui a rentabilidade.

É possível consultar os valores de todos os títulos através da página de Taxas para a compra de títulos do Tesouro Direto da Brasil Indicadores.

Caderneta de Poupança

A Poupança também é influenciada pela Taxa Selic. Isso ocorre porque o cálculo dos rendimentos da Poupança combina regras envolvendo a Taxa Selic e a TR (Taxa Referencial), conforme explicado abaixo:

  • Se o valor da Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a Poupança deverá render mensalmente 0,5% mais o valor da TR no mês em questão;
  • Se o valor da Taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a Poupança deverá render mensalmente o correspondente a 70% do valor da Taxa Selic mais o valor da TR no mês em questão;

Indicadores relacionados à Taxa Selic

double_arrow

CDI

O valor do CDI acompanha os acréscimos e decréscimos da Taxa Selic. Devido a isso, os dois indicadores possuem valores sempre muito próximos. Consulte:
O que é CDI? | Valores do CDI
double_arrow

IPCA e IGP-M

A Taxa Selic é a principal ferramenta para controlar a inflação no Brasil, que é medida através do IPCA e do IGP-M. Consulte:
Valores do IPCA | Valores do IGP-M
double_arrow

Taxa Referencial

Assim como a Taxa Selic, a Taxa Referencial também é utilizada no cálculo do valor da Poupança. Consulte:
O que é a Taxa Referencial? | Valores da Taxa Referencial
double_arrow

Poupança

A Taxa Selic atualmente é utilizada no cálculo do valor mensal da Poupança. Consulte:
Rendimento da Poupança por mês | Rendimento da Poupança por dia
— Fonte de informações da página: Banco Central do Brasil